O APPC 50+ reposiciona as comemorações dos 50 anos da APPC como um processo museológico vivo, que preserva, pesquisa e projeta futuros de pertencimento, cuidado e inclusão
APPC 50+
Porto, 2024—2025
CRIA — Criações Autorais & Co-criações
O APPC 50+ celebra os 50 anos da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) através de uma abordagem que une legado e futuro. Em vez de uma comemoração tradicional, o projeto propõe um processo contínuo de preservação, escuta e criação estratégica — articulando memória institucional, participação comunitária e inovação social.
A partir de uma museologia situada e relacional, o APPC 50+ ativa arquivos, histórias e práticas vivas para abordar desigualdades históricas, amplificar vozes marginalizadas e fortalecer narrativas de cuidado, pertencimento e transformação.
sobre o projeto
-
-
O projeto estrutura-se em três eixos principais:
1. Preservar
Levantamento, organização e ativação do acervo documental da APPC, consolidando uma memória institucional acessível, viva e contínua.
2. Pesquisar
Mapeamento de histórias, vozes, imagens, práticas cotidianas e memórias orais — reconhecendo saberes, experiências e relações que sustentam a instituição.
3. Projetar
Concepção da Casa da Pertença como espaço museológico contemporâneo, relacional e comunitário, orientado para o futuro.