“É isto Campanhã, a simultaneidade e o contraste de fragmentos, de formas e processos urbanos e também de vivências e expectativas”.

- Álvaro Domingues

Uma freguesia periférica do Porto, onde o espaço urbano foi laboratório vivo para práticas de escuta, participação cidadã e co-criação de soluções baseadas na natureza.

PROJETO CLIMA - CAMPANHÃ

Campanhã, Porto 2020

Clima_Campanhã foi desenvolvido no âmbito do pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), integrado ao projeto europeu URBiNAT (H2020). Depois de investigar um parque (Ibirapuera) e uma cidade (Uberlândia), o foco agora foi um território de escala intermediária: a freguesia de Campanhã, no Porto — marcada pela concentração de habitação social, ruralidade remanescente e potências coletivas ainda pouco visíveis.

A intervenção teve como premissa ativar essas qualidades locais, promovendo uma transformação urbana mais horizontal, menos predatória e mais inclusiva. Durante um ano, a atuação no território em proximidade real — vivendo no bairro, construindo relações com moradores, escolas, lideranças e associações locais — apoiou processos de escuta qualificada, participação cidadã e co-criação de soluções para a melhoria dos espaços públicos e da vida cotidiana.

sobre o projeto

  • Esse processo possibilitou a formulação conjunta de 40 propostas, validadas para integrar o Corredor Saudável do URBiNAT, resultado de oficinas, caminhadas, registros fotográficos, entrevistas, jogos e rodas de conversa com crianças, jovens e adultos. A culminância se deu com o evento Experimenta Campanhã, concebido e organizado pelos próprios moradores para testar algumas das soluções pensadas coletivamente.

  • O CAMPO FALA. ALGUÉM ESCUTA? 

    + Curi, Fernanda Araujo. “O campo fala. Alguém escuta?” In Evora, Iolanda. Amorim, Simone (Orgs)Diálogos de Campo: pesquisas de campo participativas em debate. Lisboa: Universidade de Lisboa, CEsA - Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento. 2023 link

    CO-CRIANDO A CIDADE COM CRIANÇAS: O CASO DO PROJETO URBiNAT EM CAMPANHÃ, PORTO 

    + Moniz, Gonçalo Canto; Curi, Fernanda Araujo. Leite, Vitório. “Co-criando a cidade com crianças: o caso do projeto URBiNAT em Campanhã, Porto”. In Valença, Márcio Moraes (Org.) Ensaios sobre Arquitetura e Criatividade. EDUFRN, 2022 link

    + Moniz, Gonçalo Canto; Curi, Fernanda Araujo; Leite, Vitório. “Co-creating the city with children: the URBiNAT project in Campanhã, Porto.” cescontexto, Centre for Social Studies of the University of Coimbra. 2024 link

    CULTURAL MAPPING IN THE CITY’S CO-CREATION PROCESSES

    + Duxbury, Nancy; Nunes, Nathalie; Curi, Fernanda Araujo. “Cultural mapping in the city’s co-creation processes”. cescontexto: Cultura e espaços na (des)construção da cidade. Centre for Social Studies of the University of Coimbra. 2024 link

"Durante o pós-doc, Fernanda desenvolveu um processo participativo com grande proximidade aos cidadãos, promovendo atividades com crianças de quatro escolas primárias, com jovens e adultos que vivem e trabalham na área de intervenção. Facilitou oficinas usando diferentes métodos e ferramentas — caminhadas, jogos, mapeamento, photovoice e entrevistas. Graças a esse ambiente de confiança, possível porque Fernanda decidiu viver em Campanhã e participar da vida cotidiana do bairro, foram cocriadas 40 propostas para o URBiNAT."

Gonçalo Canto Moniz, Coordenador URBiNAT

"O principal foi criar oportunidades para que as associações se conhecessem, percebessem que podem se fortalecer mutuamente, se complementar e atuar juntas. Para mim, a maior vitória foi esta área passar a ser vista como um todo — e os atores locais perceberem que fazem parte dessa mesma estrutura."

Laurinda Lima, participante local

"O trabalho de transformação envolve estar com as pessoas e ouvi-las. Para mim, o que você fez é um exemplo do que deveria ser o verdadeiro trabalho: você esteve de fato com as pessoas, vendo o que faziam, conhecendo os lugares... Isso é sério. Talvez seja mesmo o único modo real de produzir mudança."

Isabel Costa, participante local

Anterior
Anterior

Redes CLDS-4G

Próximo
Próximo

Clima–Uberlândia